1

A Surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre como APRENDER TUDO O QUE QUISER em 5 passos (TÉCNICA FEYNMAN)

 

Albert Einsten certa vez, falou o seguinte:

“Se você não consegue explicar algo de forma simples, então você não entendeu o assunto o suficiente”.

Foi baseado nessa simples sabedoria que foi criada a técnica Feynman, para você aprender simplesmente QUALQUER COISA de forma profunda e eficiente.

A técnica Feynman consiste em uma técnica fenomenal de aprendizado, criada pelo físico Richard Feynman, vencedor do Prêmio Nobel de 1965, ele conhecido mundialmente como grandioso Explicador, foi venerado pela habilidade assustadora de explicar assuntos extremamente complexos, como por exemplo, a física quântica, para praticamente qualquer pessoa de forma simples, divertida e interessante.

Além da frase de Einsten o princípio básico do trabalho de Richard foi a verdade, ele dizia:

“Nunca se autoengane, você é a pessoa mais fácil do mundo que pode enganar.”

Por isso ele sempre se testava de forma dura e honesta do quanto de verdade, conhecia um assunto, sempre se perguntando:

“O que eu realmente sei?”

“O que eu, com certeza não sei?

Assim, fazendo estas duas perguntas, ele se desafiava cobrir todos os buracos no seu conhecimento e ir a fundo em tudo que interessava a ele. A sua honestidade intelectual, foi a base de tudo para criar esse método.

Então vamos ao que realmente importa, que é aprender de uma vez por todas, passo a passo, essa técnica fundamental de aprendizagem.

 

1º PASSO

Escolha um assunto que você quer entender e comece a estudá-lo.

Você fará o seguinte:

  • Busque o máximo de conteúdo disponível, sejam vídeos, livros, artigos, sites ou qualquer outra fonte que lhe interesse, os que costuma estudar;

 

  • E ao estudar, escreva em uma página em branco, pode ser em um caderno comum mesmo, em tópicos, tudo o que você está aprendendo sobre o assunto e de preferência a mão, pois é cientificamente comprovado uma das formas mais eficazes de retenção de conteúdo.

 

2º PASSO

Finja ensinar esse assunto apreendido para alguém.

A ideia neste passo é que você organize as ideias anotadas em tópicos do passo anterior, e ordenar essas ideias numa ordem lógica, ou seja, de começo, meio e fim.

Como se você estivesse ensinando para alguém EM VOZ ALTA, para te ajudar a memorizar o que você está falando.

Você deverá SEMPRE usar termos muito simples. Evitando ao máximo o uso de termos técnicos para facilitar o entendimento de quem “ouve”.

O ideal é você fingir que está ensinando o conteúdo para uma criança, pois se até uma criança conseguiu entender é porque você dominou o assunto.

 

3º PASSO

Identifique suas falhas na explicação.

Então, durante a sua explicação, você vai notar que naturalmente e imediatamente, que teve algumas  partes em que você se sentiu inseguro ou quando você foi complexo demais.

Simplesmente faça uma marcação nos pontos da sua explicação que podem ser melhorados.

 

4º PASSO

Identificando as possibilidades de melhoria, neste passo você deverá corrigir o conteúdo, aprofundando no conhecimento e simplificando a explicação.

Então, se for uma falha de conteúdo, você volta para o 1º Passo, estuda mais a fundo e reforça as partes de conhecimento que precisam ser aprofundadas.

No entanto, se for uma falha de complexidade excessiva, tente simplificar ao máximo, resumindo conteúdos longos e SEMPRE usando analogias pra explicar termos complexos.

 

5º PASSO

O quinto e último passo é refazer todo esse processo quantas vezes for necessário, até você se sentir realmente confiante na sua explicação, onde irá demonstrar que você realmente aprendeu o conteúdo estudado.

 

ATENÇÃO!

Depois de explicar todo o método, é necessário ressaltar uma etapa fundamental na técnica de Feynman, que é o uso de ANALOGIAS.

Richard Feynman era um homem fenomenal na arte explicar, foi realmente um mestre em fazer analogias.

As Analogias Visuais geram conexão com o nível de entendimento do ouvinte (pessoa para quem está explicando), porque é a forma mais simples de se ilustrar um fenômeno desconhecido e complexo, através de comparação com imagens, diagramas e conceitos visuais que são facilmente compreendidos por quem está ouvindo.

Portanto, a partir do momento em que você consegue explicar de uma maneira muito simples um assunto difícil, você entendeu perfeitamente a técnica.

Mas NÃO SE ILUDA meu amigo(a).

Para você conseguir simplificar nesse nível, é preciso antes de tudo, dominar o assunto.

E para dominar, é preciso que você seja fiel a teoria ou conteúdo a ser explicado, isto é, você  precisará ir a fundo, usando as perguntas:

“Por quê?”

“O quê?” e

“Como”

Faça estas perguntas quantas vezes forem necessárias até que você consiga entender todas as nuances e detalhes do tópico.

A partir de longos anos de utilização desta técnica é possível se extrair inúmeros benefícios, tais como:

1-    Você vai desenvolver a sua capacidade de pensar criticamente;

2-    Você vai tomar decisões mais corretas e melhor embasadas;

3-    Ao aprender a ensinar, você se ensina a aprender. #PegaAVisão

 

Resumindo:

PASSO 1

Escolha um assunto que você quer entender e comece a estudá-lo por todas as fontes possíveis;

 

PASSO 2

Finja ensinar esse assunto apreendido para alguém, EM VOZ ALTA e com termos simples;

 

PASSO 3

Identifique suas falhas na explicação que podem ser melhorados.

 

PASSO 4

Corrija o conteúdo onde houveram falhas, aprofundando conhecimento e simplificando a explicação.

 

PASSO 5

Refaça todo esse processo quantas vezes for necessário.

CEC Cursos Online

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *