1

Tudo o que você precisa saber sobre como fazer um cronograma de estudos de forma rápida e fácil

Como elaborar um cronograma de estudos

 

Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”

                                                                                                            Thomas Edison

 

 

Para ser produtivo e estudar com eficiência, você precisa planejar. E aí que entra a importância de ter um bom cronograma de estudos.

Ele serve para que você organize sua rotina de estudos, ou seja, saiba o que estudar, quando estudar e onde estudar. 

Além de inúmeros benefícios como o de aumentar significativamente as chances de aprovação, ter um plano de estudos também te ajuda a evitar a procrastinação e o estresse.

Mas como assim evitar o estresse?

É isso mesmo, muitos concurseiros ficam estressados, pois se sentem culpados quando não estão estudando, pensando que seus concorrentes devem estar naquele momento “se matando de estudar”, enquanto ele está lá fazendo qualquer outra coisa.

Alguns até pensam que o certo é ficarem 24 horas estudando, 7 dias por semana. 

Então, qualquer outro momento do seu dia que não estão estudando parece estar errado, seja nos momentos de lazer, conversando com a família, no trabalho, não conseguem pensar outra coisa, senão: “Eu deveria estar estudando agora”.  

E é justamente esse tipo de pensamento que faz qualquer estudante ficar estressado, pois sempre fica aquela voz dizendo para você ir estudar. 

O que acontece é que nesses momentos você nem estuda e nem está efetivamente presente naquele instante, causando o estresse e desânimo. 

Assim, para resolver isso você vai precisar de um cronograma de estudos, que o ajude a definir quando, de fato, deve estudar e quando seu tempo será dedicado a outras atividades. 

Além de tudo, vai evitar que você procrastine, deixando de fazer o que tem que ser feito para fazer coisas aleatórias, ou que poderiam ser realizadas após terminar de estudar.

Então, não deixe de afiar seu machado, pois, só assim, será muito mais fácil de cortar a lenha. 

Por isso, é essencial que você elabore um cronograma de estudos. 

Sabemos que não é uma tarefa nada fácil fazer um plano de estudos, e por isso vamos te ajudar!

Abra o word no seu computador ou anote tudo numa folha de papel.

Para elaborar um bom cronograma de estudos é preciso ser levado em consideração os seguintes fatores: 

1º) Tempo disponível para estudo: 

Separe quantas horas diárias você tem à sua disposição para dedicar aos estudos com seu respectivo horário. Quanto mais horas de aprendizagem, de estudo de qualidade você acumular até a data da prova, melhor. 

Uma dica valiosa é que se você conseguir, estude também aos finais de semana, esse pode ser um grande diferencial seu que te colocará um passo à frente de seus concorrentes. 

É claro que depende da sua disponibilidade no decorrer da semana. Se você tem bastante tempo disponível para estudo durante a semana, não é necessário. 

Mas, se você tem pouco tempo à sua disposição, o ideal é que você utilize também o sábado e domingo para estudar.

De acordo com o tempo disponível, separe quais matérias serão estudadas em cada dia e quais serão as atividades realizadas.

Por exemplo, você pode escolher tirar um dia para fazer uma leitura completa e exercícios ou mapas mentais e exercícios.

Mas, lembre-se: é muito importante deixar um tempo livre para o descanso e o lazer.

2º) Priorize as matérias de maior peso na prova/edital

Tudo isso leva a outra questão: quais matérias devo focar mais?

Você deverá dar prioridade para as matérias que tem maior peso ou maior quantidade questões no concurso que irá prestar, assim como aquelas que você tem mais dificuldade. 

Isso varia conforme o edital do concurso. 

A recomendação do CEC é que você organize as matérias  da seguinte forma: 

  • Matérias com maior peso e maior dificuldade, 40% do tempo total de estudo.
  • Matérias com maior peso e menor dificuldade, 30% do tempo total de estudo.
  • Matérias com menor peso e maior dificuldade, 20% do tempo total de estudo.
  • Matérias com menor peso e menor dificuldade, 10% do tempo total de estudo.

Para entender melhor essa organização de prioridade de matérias vamos utilizar como exemplo um concurseiro que tem 3 horas de estudo por dia. Com esse tempo ele poderá fazer o seguinte:

  • 1 hora de estudo para a matéria que tem maior peso e maior dificuldade.
  • 50 minutos  de estudo para a matéria que tem mais peso e menos dificuldade.
  • 35 minutos de estudo para a matéria que tem menos peso a mais dificuldade.
  • 20 minutos de estudo para a matéria que tem menos peso e menos dificuldade.
  • 15 minutos de pausa 

Obs.: Os números de horas não estão exatos com as porcentagens informadas, pois tentamos arredondar para ficar mais fácil a compreensão de como organizar as matérias, você pode fazer o mesmo com seus horários.

IMPORTANTE: Este é apenas um exemplo de como priorizar as matérias, mas o que recomendamos é fazer essa divisão no decorrer da semana de estudos, na mesma proporção: 40%, 30%, 20% e 10%.

Incluímos no exemplo, 15 minutos de pausa para descanso, que são imprescindíveis para melhorar o rendimento dos estudos.

Fazendo essa divisão de matérias, fica mais fácil de organizar seu plano de estudo, tendo como o base o tempo disponível para definir os dias que vai estudar cada matéria.

Com isso, você prioriza o que é mais importante para a sua prova. Afinal de contas, não é nada inteligente estudar mais de 3 horas na semana um assunto que é cobrado em apenas 1 questão na sua prova. 

Mas lembre-se: Nada de deixar de estudar a que tem menor quantidade de questões ou que vale menos, ok?

3º) Nível de conhecimento em cada disciplina

Neste ponto você deve analisar cada matéria e pontuar qual o nível de conhecimento.

Já estudou bastante alguma disciplina ou tem muito conhecimento em alguma? Se sim, isso já te coloca um passo à frente. 

Por exemplo, se você domina Direito Administrativo, você já ganha mais tempo para estudar para outras matérias, pois não terá que destinar muitas horas de estudo para esta disciplina. 

Inclusive, nestas disciplinas em que já tem uma “bagagem”, o que você pode fazer é adotar outras técnicas de estudos, como revisões, resolução de exercícios e simulados, entre outras.

Pois não compensa estudar muito uma matéria que você já domina, é perda de tempo. Por isso a necessidade de estabelecer prioridades.

4º) Quantidade de material a ser estudado em cada matéria

Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de fazer a divisão em seu plano de estudos é a quantidade de material e assuntos que serão estudados. 

O número de videoaulas, PDF’s, tudo que tiver à sua disposição para esgotar todo o conteúdo cobrado no edital para aquela disciplina.

Fazendo isso você terá noção de quais matérias terão que ser estudadas mais vezes no decorrer da semana. 

5º) Os métodos que serão utilizados no estudo

Também é fundamental para montar o cronograma, escolher os métodos que serão utilizados durante a preparação para o concurso público. 

Aí vai depender da característica de cada concurseiro. Alguns preferem estudar só por meio de videoaulas e questões. Outros apenas pelos PDF’s e questões. 

Mas não existe uma verdade absoluta, cada um deve escolher a forma que mais se adequa à sua característica, qual forma rende mais.

De qualquer maneira, é muito importante também reservar horários para revisões, para realização de simulados e resumos.

Dessa forma, todos os métodos à sua disposição devem ser elencados no seu cronograma de estudos para um melhor aproveitamento de todas as ferramentas e organização do tempo disponível.

6º) Organização em Ciclo de Estudos ou com matérias fixas

O seu cronograma de estudos deverá ser feito com preenchimento diário em ciclos ou com matérias fixas para um determinado dia da semana.

A nossa recomendação é a primeira opção, de preenchimento por dia em ciclos.

No plano com matérias fixas você fica muito limitado, e quando você não consegue estudar em um determinado dia, você só irá estudar essa matéria de novo, na próxima semana, então ficará 15 dias sem ter contato com aquela matéria. E isso não é aconselhável. 

Um exemplo de plano com matérias fixas: 

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
Direito Administrativo Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Administrativo Direito Penal Direito Civil
Direito Penal Direito Processual Penal Língua Portuguesa Direito Processual Penal Direito Constitucional Direito Penal
Direito Civil Leg. Extravagante Revisão Direito Penal Revisão

 

Obs.: Este é apenas um exemplo. 

Por esse motivo preferimos o preenchimento por dia em ciclos, pois só assim você conseguirá adequar a sua rotina à imprevistos inevitáveis. 

Assim, você pode colocar uma lista de matérias em ordem, e vai preenchendo a cada dia.

O ideal é estudar no mínimo duas matérias por dia, na sequência.

Aí você pode utilizar o mesmo plano das matérias fixas, só que você deixa todos os dias em branco. Exemplo de ciclo:

Ordem do ciclo de matérias: Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Processual Penal e Leg. Extravagante, Direito Administrativo, Língua Portuguesa.

Vamos supor que segunda e terça você cumpriu o cronograma certinho, só que na quarta era para ter estudado Direito Administrativo novamente e Língua Portuguesa, mas não consegui estudar, pois ficou ocupado com outras coisas necessárias o dia todo.

Nesse caso hipotético, se seguisse um cronograma fixo, você só voltaria a estudar essas duas matérias na outra quarta. 

Por outro lado, se fizesse o preenchimento diário, você continuaria com as respectivas matérias no dia seguinte de acordo com a ordem do ciclo.

Assim, na quinta-feira continuará com a sequência do ciclo preenchendo Direito Administrativo e Língua Portuguesa. Então você não vai ficar muito tempo sem estudar nenhuma matéria, tirando um maior proveito. 

Dica: Na elaboração do cronograma, tente colocar no início da semana, no caso, segunda-feira, matérias que você mais domina, e tem mais facilidade. Pois, como normalmente chegamos do final de semana bem relaxados, precisamos iniciar com matérias mais tranquilas, para “pegar no tranco”. Depois, na terça-feira, você já pode colocar uma disciplina mais complexa e que tem mais dificuldade, pois já vai estar mais concentrado, no “embalo”.

Dessa forma, se for optar pelo ciclo de estudos, você deverá adaptá-lo em função de seus horários disponíveis. Devendo também avaliar sempre o seu ciclo e acompanhar sua evolução, isso é muito importante.

Mas tenha sempre em mente que você deve estudar SEMPRE, se possível, 6 dias na semana, ainda que você não consiga estudar muitas horas por dia, porém, tenha regularidade e consistência que você vai chegar lá.

Então, mesmo que não consiga estudar muitas horas por dia, faça a sua parte, estude SEMPRE!

Recapitulando: um ótimo cronograma de estudo está baseado em três pilares:

  • Tempo: é efetivamente aquele disponível para sentar a bunda na cadeira e estudar de verdade.
  • Disciplina: a força para que você tenha persistência e foco.
  • Técnica: o conjunto de métodos e recursos para te ajudar alcançar seu objetivo de forma mais rápida e tranquila

É isso mesmo, se você não tiver tempo para se dedicar ao estudos, não terá motivação para buscar a aprovação e também não haverá técnica ou materiais que irão fazer você alcançar sua meta.

Do mesmo modo, ainda que você tenha o dia todo livre, ou seja, todo tempo disponível para estudo, sem a disciplina, você não conseguirá passar em concursos.

Por fim, se não tiver as técnicas certas e os recursos e materiais corretos, você precisará de muito mais tempo e uma enorme disciplina para conquistar a sua aprovação

Logo, você já tendo separado o tempo disponível (como te ensinamos no início desse passo), ter disciplina e estiver preparado com técnicas comprovadas de estudo, e aqui estamos falando do pote de ouro que os concurseiros de sucesso escondem, então você conseguirá ser aprovado no concurso dos seus sonhos, EM MUITO MENOS TEMPO.

Se quiser saber tudo sobre essas técnicas, CLIQUE AQUI e baixe agora mesmo nosso e-book sobre como estudar para concursos e OAB do jeito mais fácil e rápido para passar!

Fizemos também um post com algumas técnicas que farão seus estudos renderem muito mais. Clique aqui para conferir! 

CEC Cursos Online

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *