Como definir um bom material de estudo
Você precisa escolher o que vai usar para estudar para o concurso público que vai prestar. Quais são os meios didáticos que você irá utilizar, ou seja, quais as técnicas de estudo?
Vai ser por meio de PDF’s? Videoaulas? Questões? Apostilas?
Agora é a hora de escolher o seu material de estudo!
Você deve pesquisar a respeito de seu concurso para definir o material que mais se adequa a você, a forma que você julga mais interessante de estudar para o concurso.
Mas aqui entra uma questão importante, você vai ter que investir em um material de qualidade. Sim, é um INVESTIMENTO.
Não adianta você achar que vai conseguir todo material de estudo pro seu concurso “de graça”.
Claro que existem diversos conteúdos gratuitos para auxiliar nos estudos para concurso público, mas é somente isso, materiais de apoio para te ajudar na sua preparação.
Aqui mesmo, no Blog Como Estudar para Concurso, em nossas redes sociais, e em outras plataformas, você encontra materiais que irão te ajudar e colaborar para seja aprovado no concurso dos seus sonhos.
De nada adianta também, você querer comprar o material mais “em conta”, aquele mais baratinho do mercado.
Você não vai cometer esse erro. Pois se cair nessa bobeira, vai adiar ainda mais o seu objetivo, postergar ainda mais o que já é seu.
A “nata” da sua concorrência está se preparando pelo melhor material específico para o seu concurso.
Você vai ficar para trás? CLARO QUE NÃO!
Há inúmeros casos de pessoas que compraram o material mais barato ou não quiseram investir nenhum dinheiro e não tiveram nenhum resultado, você mesmo deve conhecer alguns casos.
Na verdade, essas pessoas acabam gastando muito mais dinheiro que se tivesse investido lá trás, em um único material, mas é aquele material, de qualidade indiscutível.
Isso sem contar no tempo perdido com materiais que não fornecem o necessário para deixar um candidato totalmente preparado.
Recado importante: nada de apostilas de bancas de revista viu?!
Ela são fracas, cheias de erros e desatualizadas em suas maiorias. Além disso, geralmente não tem nada do que realmente cai em prova.
Não faça isso com você mesmo!
Então, qual método é o mais indicado?
Nós, da equipe CEC, recomendamos a todos concurseiros, que invistam em cursos que contenham Videoaulas + PDF + Questões Comentadas. É claro específico para o concurso que você irá prestar.
Estudos apontam que o melhor método de estudo é o PDF. Pois, muitas das vezes nas videoaulas os professores não conseguem abranger todos os tópicos do edital.
Materiais em PDF costumam ser mais objetivos, vão direto ao ponto principal, o que acaba por reduzir bastante o tempo de estudo que você gastaria assistindo videoaulas do mesmo conteúdo.
Por outro lado, de acordo com vários relatos, as videoaulas seriam mais eficazes na preparação para concurso público.
De acordo estas pessoas, por meio delas você consegue ver de maneira mais rápida e dinâmica o conteúdo.
Porém, cada pessoa possui a sua forma ideal na qual retém mais o conteúdo. Então, você deve analisar, testar cada método.
Aconselhamos fazer uma junção entre as três formas: Videoaulas + PDF + Questões Comentadas.
Atualmente, no que diz respeito a materiais de qualidade, indicamos o Estratégia Concursos, o AlfaCon e o Gran Cursos Online, que são referências na preparação de alunos para concursos públicos.
Todos os três portais possuem qualidades inquestionáveis em seus materiais. Cabe a você comparar qual material você se identifica e familiariza mais.
Mas, tenha sempre em mente que você deve escolher cursos que oferecem conteúdos que realmente serão cobrados pela sua banca.
Evitando ao máximo não perder tempo com conteúdos desnecessários, que não terá relevância alguma no seu concurso.
Agora, se o concurso público que você vai prestar é de carreira jurídica, o mais aconselhável é que você invista em um bom Vade Mecum (livro que traz a Constituição Federal, e um compilado de leis e códigos), completo, e o mais importante, que seja atualizado, para estudar a lei seca.
Mas, se você não conseguir comprar um bom Vade Mecum no momento, o site do Planalto disponibiliza gratuitamente toda a legislação atualizada.